quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tamarindo

Eu tenho uma vaga lembrança da área de serviço (sim, city girls têm áreas de serviço, e não quintais) do apartamento em que morávamos quando eu era pequena. Saindo da cozinha, de cara víamos o tanque, a máquina de lavar e um janelão que sempre trazia muita claridade. Do lado direito, o quartinho de empregada e, do lado esquerdo, junto à porta que dava à área de serviço, o banheirinho. Em suma, como qualquer outro apartamento.

Não sei porque, mas toda vez que penso em tamarindo, a imagem do tanque cheio daqueles frutinhos marrons me vem à cabeça. Não era algo habitual na minha casa, pelo menos não que eu lembre. Não sei se eles vieram do sítio dos meus avós, da fazenda de algum amigo dos meus pais, ou se tava em promoção na feira que tinha na esquina toda sexta-feira. Só lembro que foi algo diferente. Ou talvez não, talvez eu é que só lembre dessa vez.

Tamarindo é uma fruta traiçoeira. Quem olha pela primeira vez quase acha que é um amendoim (daqueles de praia ou então de bar na França) em mutação, porque é grande e maior, mas ainda assim tem duas (ou mais, porque hoje é tudo geneticamente modificado) "divisórias". Mas basta abordar a criatura com cuidado que você já vê que está diante de algo totalmente diferente.

[parênteses - alguém me lembra de onde veio aquela história engraçada de que o tremoço era o parente light do amendoim? tinha mais 2 alternativas para a origem do tremoço, mas eu não lembro...]

Não, não é tão gostoso viciante como amendoim. Qualquer um com um mínimo de noção logo pensaria que não se pode esperar muito de uma fruta que tem o mesmo prefixo de remédios com efeito laxativo, certo?

Ironicamente, eu tenho uma boa lembrança de tamarindos na minha infância, ainda que eu não tivesse nenhum problema com prisão de ventre. Talvez eu estivesse doente aquele dia, mas eu lembro com carinho daquela imagem dos tamarindos transbordando no tanque. Eu adorei (adorava) tamarindos. E lembro da fruta, não do suco. Não é que eu não gostasse do suco, eu simplesmente não lembro de ter tomado suco de tamarindo. Será que o gosto da fruta é tão diferente do gosto do suco?

Tudo isso para dizer que a estagiária caipirinha do Marido trouxe polpa de tamarindo do sítio dela. Dessa vez, não encheram o tanque da nossa casa. Vieram devidamente embalados em dois grandes sacos plásticos, prontos para serem congelados antes de virarem suco.

A culpa não é dela. Vejam só - antes de trazer, ela teve o cuidado de perguntar se a gente gostava da fruta, ao que respondi com um sonoro "sim", enquanto Marido provavelmente torcia o nariz. 

Aí que ontem, toda feliz, preparei o primeiro dos sucos-to-be de tamarindo. Contrariando o hábito de não adoçar nenhuma bebida, mas lembrando do gostinho característico da fruta, adocei um pouco a jarra. Fiz logo um litro de suco, coloquei numa jarra bonita, e levei à geladeira.

Desde então, já bebi acho que uns 4 meios copos de suco. O primeiro no susto. O segundo sorvi em goles menores e mais espaçados, meio que me convencendo que logo logo o gosto ia ficar bom. O terceiro piorou minha azia de grávida de um jeito que imediatamente lembrei do ditado "se arrependimento matasse...". E o quarto foi hoje pela manhã, só para constatar que, de fato, o suco tem um gosto horrível, e só uma pessoa boba e teimosa como eu pode ser tão lerda para demorar tanto para constatar o fato.

Minha tia disse que, quando ela estava grávida de um dos filhos, não conseguia nem ver pão de queijo. Do outro filho, a implicância era com pizza. A gordota aqui não teve problema nenhum, até agora, com nenhuma dessas delícias, mas, claro, eu tinha que ter nojinho de uma coisa natural e saudável? Será que a meu recém descoberta aversão a tamarindo vai acabar quando o pequerrucho nascer ou será que eu me rendi ao senso comum e me juntei à tchurma enorme dos que realmente não gostam de tamarindo?

Olhando a foto abaixo, a única coisa surpreendente que eu vejo é alguém gostar desse negócio estranho mesmo:
(daqui)

Atualização: sonhei esta noite que eu comia tamarindo (fruta) e era uma delícia, uma mistura de lichia com fruta do conde. E o nome certo do tamarindo era grama-amendoim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário