terça-feira, 8 de maio de 2012

Volta às origens

E em grande estilo.

Após um período cinzento em que foram priorizados temas que fogem ao propósito mor deste blog, os protagonistas queijo, vinho e chocolate se uniram e forçaram marido e eu para uma bela refeição num desses dias estranhamente frios do fim de abril/começo de maio.

Refeição esta que - vejam só - os ingredientes principais eram, justamente, queijo, vinho e chocolate. Claro que alguns amigos mais próximos - pão, frutas e água - compareceram também, mas isso é porque amigo é pra essas coisas mesmo.

Então, vamos ao tema:

Fondue de queijo com vinho tinto. Como disse, fomos pegos de surpresa. Por isso a fondue foi feita parcialmente com a mistura pronta do Santa Luzia (verdade seja dita: nem se compara com as outras melecas que a gente vê no super), mas foi devidamente enriquecida com Emmenthal e Gruyère suíços.
Para acompanhar, água e pão italiano fresquinho e picadinho na hora.
Ah, reparem no detalhe - a nossa panela de fondue é elétrica. E fantástica. Não tira nem um pouco o glamour e o romantismo do prato, não sofremos para esquentar ou regular o fogo, nada gruda na panela, e vai direto do fogo à mesa.


De sobremesa, o clichê delicioso da fondue de chocolate. Alguns detalhes: chocolate suíço (mas não o melhor deles - segundo meu cunhado suíço conhecedor dos bons chocolates-, after all, seria derretido), maçã ambrosia (sim, eu também duvidei quando minha sogra falou isso, mas esse é o real nome da maçã) dos US of A, pêras portuguesas (as melhores!), uva crimson (de origem desconocida) e morangos nacionais. Uma fondue altamente globalizada. Não de propósito, mas por ser retrato fiel da nossa realidade (ou melhor, das visitas ao super).


Entenderam por que é tão merecido e preciso o nome deste blog?

Nenhum comentário:

Postar um comentário