quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OsGemeos

Não, não estou me referindo aos fabulosos artistas de grafite. Gosto muito deles e da Nina, mas hoje o dia é de São Cosme e São Damião. Que, para falar a verdade, nem sei se são gêmeos. Gosto de pensar que são, então, para mim, eles são, ta?

Desde que nasci, esse dia tem um significado especial na minha família, do lado do meu pai. Meu tio avô, muito perspicaz, fez uma promessa para a minha avó cumprir (sim, vocês leram corretamente), depois que ela passou por um evento difícil e conseguiu se recuperar. Todo dia 27.09, por uns 5 anos, ela teria que distribuir doces e brinquedos para crianças, porque os (meus) santos gêmeos são protetores das crianças.

Aí que a velhoca, à época novinha, se empolgou, e, até hoje, depois de cerca de 60 anos da promessa alheia original, ela continua fazendo isso. Hoje ela já não vai pessoalmente entregar os brinquedos e os doces, mas manda comprar e distribuir a creches. Tampouco ela consegue dar balinhas na rua para crianças, porque as mães de hoje são neuróticas e não deixam as crianças aceitar doces de estranhos (meus pais, inclusive, me ensinaram exatamente isso) ou, pior, não deixam as crianças comerem doces. Alface e cenoura bastam.

Mas, mesmo assim, a tradição não só se manteve com ela, mas passou para os netos. E posso dizer que essa é a única promessa que cumpro todo ano. Não tão bem como ela - eu não compro brinquedos e só lembro de comprar doces no dia. Porém gosto de achar que contribuo para os gêmeos que marcaram minha infância e, espero eu, marquem, ainda que de um jeito singelo, a infância de outras crianças também, independentemente de sua crença.

Quem quiser contribuir, pode entrar na dança. A vovó Xuxu e seus netos agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário